São José dos Campos-SP, 18 de junho de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Uma baleia Jubarte deu show em Ilhabela nesta última semana. A cidade do litoral norte paulista é conhecida pela forte presença desses mamíferos, além de golfinhos.

Na oportunidade, em registro feito na última segunda-feira, 10 de junho, o fotógrafo Rafael Masquita flagrou a Jubarte, enquanto estava em um barco. Aliás, na imagem, a impressão que dá é que o mamífero queria mesmo aparecer, fazendo até pose para o registro.

Vale lembrar, também, que o meio do ano é o período da temporada desse e de outros mamíferos em Ilhabela. Como a cidade é uma ilha e fica em alto-mar, tem mais probabilidade para aparecer esses seres.

Jubarte tem mais de 700 avistamentos

No ano passado, mais de 740 baleias Jubarte foram vistas no Canal de São Sebastião, onde fica Ilhabela. Agora, em 2024, a expectativa dos moradores se dos pesquisadores é que essa quantidade se repita.

Até por conta disso, a presença dos mamíferos também vem aumentando a presença de turistas na região. Muita gente vai a Ilhabela e São Sebastião apenas para ver esses espetáculos da natureza.

Ainda no ano passado, a prefeitura de São Sebastião ganhou o Prêmio Braztoa. Isso por causa da implementação desse tipo de turismo e por conseguir preservar o meio ambiente.

Na região, é comum também o aparecimento de golfinhos, que fazem malabarismos e graça para as pessoas. Normalmente, é mais fácil de se observar de dentro de barcos, que ficam em alto-mar. Para quem está em terra firme, nem sempre é possível avistar essas obras da natureza.

Fotógrafo destaca imponência

Em sua conta pessoal no Instagram, o fotógrafo Rafael Mesquita colocou o vídeo e, na legenda, destacou a imponência da Jubarte. Na oportunidade, ressaltou ainda que o animal tem dezenas de toneladas e que nunca vai deixar de se arrepiar ao ver uma cena como essas.

Uma seguidora respondeu e disse que isso é um ‘sonho’ e que iria ‘chorar uma semana’ se visse uma cena dessa. O fato é que a Jubarte de Ilhabela viralizou e o vídeo já conta mais de 350 mil visualizações na conta do Instagram de Rafael Mesquita.

 

Compartilhar.

Jornalista formado em 1999, produtor de TV, editor e também agora produtor de conteúdo na internet